
Hypomnema (Greek. υπομνημα, plural υπομνηματα, hypomnemata), é uma palavra grega com várias traduções para o portugues: uma lembrança, uma nota, um registro público, um comentário, um rascunho, uma cópia ou outras variações desses termos.
Michel Foucault usou esta palavra no sentido de "nota", mas é também é traduzida pela palavra inglesa "notebook".
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypomnemata)
Para Atanásio as "escritas de si" funciona como uma força autocoercitiva pois "ao escrever sobre os movimentos da alma, passa a conhecer-se e, ao se conhecer, passar a ter vergonha de si e armar-se contra o pecado" (Wander Melo Miranda, Corpos escritos). escrever sobre si é fazer uma auto-análise, é conhecer-se e refletir sobre os nossos atos.
Este caderno de anotações que escreve é um suporte para acompanhar o desenvolvimento da monografia Ficções do real: A poética do arquivo, realizada por mim, Cristiane Moreira Ventura, graduanda do curso de Letras da UFMG, Habilitação em Língua Portuguesa com ênfase em Literatura Brasileira, orientador Roberto Said.
Este blog também terá esse mesmo caráter de acompanhar o processo de pesquisa, em que postarei também vídeos utlizando a linguagem de auto-exibição para trabalhar este tema na monografia.
Os vídeos não visa nenhum valor artístico, e sim de documentação e registro.
vai que to te seguindo
ResponderExcluir