Aqui neste ultimo vídeo cheguei a uma imagem final construída, no momento da edição cortei trechos que tratam mais da pesquisa, pois vejo que o texto escrito funciona melhor do que a minha explicação oral, apesar de conseguir falar com menos inibição, falta “treinar” uma apresentação do trabalho. Tenho que fazer uma apresentação em Power point para a defesa de monografia, que será dia 7 de dezembro, creio que ate esta data estarei mais apta a uma explicação mais precisa.
segunda-feira, 29 de novembro de 2010
Diversos momentos.
domingo, 28 de novembro de 2010
quinta-feira, 25 de novembro de 2010
A imagem do autor - Dominique Maingueneau
Na palestra Maingueneau trata da imagem do autor, utilizo esse artigo em minha monografia tb.
Imagens, Música, Reflexão e solidão
Este vídeo é uma espécie de clipe que montei com algumas trechos das filmagens que fiz esse ano. Escrever 'e estar sozinho.
quarta-feira, 24 de novembro de 2010
Apresentação do projeto
Esta gravação foi realizada em abril de 2010, em que eu apresentava meu projeto de monografia na disciplina: Teoria da ficcionalidade, com a prof. Emilia Mendes.
Hoje chegando ao “final” no processo percebo quantas coisas foram ampliadas, inclusive na própria gravação já recebi o “toque” da professora, apontando que a ficcionalizacao de si e bem antiga.
Creio que a falta de disciplinas de filosofia na Faculdade de Letras deixou essa lacuna.
sábado, 17 de julho de 2010
GRAVAÇÃO 1 - PARTE 1
Esta na verdade não foi a primeira gravação a primeira gravação não deu certo, a segunda funcionou, mas também não consegui falar muito. A fita com as primeiras gravações desapareceu temporáriamente, já procurei diversas vezes e não encontro, eu acho que é uma coisa daquelas que você só acha quando está procurando outra coisa. Assim que ela reaparecer vejo o que pode ser aproveitável...
terça-feira, 13 de julho de 2010
GRAVAÇÃO 3
Esse dia apesar de ler mais e comentar pouco ou quase nada me senti um pouco mais segura na gravação, fiquei com menos vergonha da câmera. As teorias dos cineastas de Jacques Aumont foi um livro bem interessante para minha pesquisa. Agora estou lendo outro também que é bem legal que é O pacto autobiográfico de Philippe Lejeune.Em breve gravarei comentários e leituras a partir deste livro.
-----
domingo, 11 de julho de 2010
HYPOMNEMATA

Hypomnema (Greek. υπομνημα, plural υπομνηματα, hypomnemata), é uma palavra grega com várias traduções para o portugues: uma lembrança, uma nota, um registro público, um comentário, um rascunho, uma cópia ou outras variações desses termos.
Michel Foucault usou esta palavra no sentido de "nota", mas é também é traduzida pela palavra inglesa "notebook".
(http://pt.wikipedia.org/wiki/Hypomnemata)
Para Atanásio as "escritas de si" funciona como uma força autocoercitiva pois "ao escrever sobre os movimentos da alma, passa a conhecer-se e, ao se conhecer, passar a ter vergonha de si e armar-se contra o pecado" (Wander Melo Miranda, Corpos escritos). escrever sobre si é fazer uma auto-análise, é conhecer-se e refletir sobre os nossos atos.
Este caderno de anotações que escreve é um suporte para acompanhar o desenvolvimento da monografia Ficções do real: A poética do arquivo, realizada por mim, Cristiane Moreira Ventura, graduanda do curso de Letras da UFMG, Habilitação em Língua Portuguesa com ênfase em Literatura Brasileira, orientador Roberto Said.
Este blog também terá esse mesmo caráter de acompanhar o processo de pesquisa, em que postarei também vídeos utlizando a linguagem de auto-exibição para trabalhar este tema na monografia.
Os vídeos não visa nenhum valor artístico, e sim de documentação e registro.